Para celebrar o trânsito de Vénus de 6 de Junho de 2012, o projeto Universe Awareness (UNAWE) desenvolveu um projeto educacional para Timor-Leste - um dos poucos países onde será possível observar o trânsito na sua totalidade. O projeto é o maior evento científico realizado, até agora, em Timor-Leste, desde a sua independência há 10 anos atrás.
O Universe Awareness levará a cabo várias atividades educativas em Timor-Leste de 1 a 8 de Junho de 2012. O programa inclui atividades educacionais lúdicas para as crianças, ações de formação para professores, palestras públicas, uma exposição sobre astronomia e uma sessão de observação para o público em geral. A expectativa é que nas atividades programadas para Díli participem cerca de 5000 pessoas. Também se realizarão atividades na cidade de Gleno (50 quilómetros a sudoeste de Díli), para cerca de 800 alunos.
“Um evento como o trânsito de Vénus, proporciona uma oportunidade única para levar a astronomia e a ciência à população timorense,” explica o português Pedro Russo, Coordenador Internacional do Projeto UNAWE. “Esperamos que os nossos esforços abram novos horizontes às crianças de Timor-Leste e os encorajem a escolher carreiras científicas e tecnológicas.”
Notes
Programa de Actividades
More information
A 6 de Junho de 2012 será possível observar, a partir da Terra, o planeta Vénus passar em frente ao Sol - isto é um trânsito de Vénus. Este é um dos mais raros fenómenos astronómicos - o próximo alinhamento só volta a acontecer em 2117. Embora os trânsitos de Vénus não sejam tão espetaculares de observar como os eclipse do Sol, são historicamente importantes, pois permitiram determinar a distância a Vénus e consequentemente a dimensão do Sistema Solar.
O programa UNAWE – Trânsito de Vénus em Timor-Leste é co-organizado pela a Universidade de Leiden (Países Baixos), o Ministério da Educação de Timor-Leste, a Escola Portuguesa de Ruy Cinatti com a colaboração da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, Embaixada Portuguesa em Timor-Leste, Fundação Oriente, Alola Foundation, Guarda Nacional Republicana - Díli, Portuguese Astronomical Society, AstroBook Drive/ Boston University, ASTRON, Baader Planetarium, Berkeley Science Education Centre, Camões Institute, Ministério do Turismo de Timor-Leste, EurAstro, European Southern Observatory, Bosscha Observatory, Bandung Institute of Technology, Departamento de Física da Universidade Nacional em Timor-Leste, Foundation Leids Kerkhoven-Bosscha Fonds, HE Space Children’s Foundation, IAU Office of Astronomy for Development, NASA Sun-Earth Connections, PCs4kids, Art Sorrisus-Dental Implant Institute, Sália Pharmacy.
O projeto Universe Awareness foi criado em 2005 por George Miley, Vice Presidente da União Astronómica Internacional (IAU - International Astronomical Union), com o apoio da da Academia Real dos Países Baixos e do Ministério da Educação, Cultura e Ciência dos Países Baixos. Foi selecionado como um dos projetos globais do Ano Internacional da Astronomia em 2009 (AIA2009), que foi ratificado pelas Nações Unidas (ONU) e levado a cabo pela IAU e pela UNESCO. Durante o AIA2009 milhares de atividades UNAWE foram realizadas em mais de 40 países, envolvendo centenas de milhares de crianças. O UNAWE é um componente importante do Plano Estratégico IAU 2010 - 2020 “Astronomia para o Mundo em Desenvolvimento”, no qual a astronomia é usada como ferramenta para a aquisição de competências em todos os níveis da sociedade - ensino básico, secundário e superior, investigação e divulgação científica. O Plano tem por base o bem sucedido Ano Internacional da Astronomia que teve lugar em 2009 sob o alto patrocínio da ONU.
Links
- Projecto UNAWE-Timor-Leste: www.unawe.org/vt2012/
Share: