Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Universo Numa Caixa: Inspirando Crianças com Nosso Maravilhoso Cosmos

Lançamento da campanha de Kickstarter

9 May 2014

O programa educacional da Universidade de Leiden, Holanda lançou uma emocionante campanha durante o 13º Congresso Internacional sobre Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (PCST, sigla em Inglês) em Salvador da Bahia no Brasil, a Kickstart the Universe . A campanha apoiará os esforços do Universe Awareness para compartilhar o kit de ferramentas educacionais, Universe in a Box (Universo numa caixa), com comunidades carentes ao redor do mundo.

A campanha utiliza o Kickstarter, um dos principais sites de financiamento coletivo do mundo, que já angariou centenas de milhões de dólares para projetos de cultura, ciência e tecnologia. Projetos educacionais como o Universo numa Caixa tem alcance mundial, e podem ter um impacto positivo no ensino de ciências no Brasil, em especial nos conteúdos de Astronomia, um dos tópicos científicos que mais interessam as crianças e jovens.

O Universo numa Caixa é um kit educativo projetado para auxiliar professores e educadores em Astronomia e Ciências Espaciais para crianças com idade compreendida entre 4 a 10 anos de idade em todo o mundo. Universo numa caixa foi desenvolvido para atender uma demanda de recursos práticos, interativos e divertidos trazendo a astronomia para a sala de aula. Pedro Russo, Coordenador Internacional do projeto UNAWE explica: "A ideia por trás do Universe Awareness UNAWE (Consciência do Universo, tradução livre para o Português), é usar a beleza e grandeza do universo para incentivar as crianças a terem interesse em ciência e tecnologia e fomentar o seu sentido da cidadania global desde os primeiros anos. O Universo numa Caixa é a materialização desta ideia."

Universo numa Caixa fornece a professores e educadores mais de 40 modelos de atividades práticas, bem como os materiais e guias de atividades necessárias para fazê-las. Os fundos levantados pela campanha será ser utilizado para distribuir um conjunto de ferramentas educacionais, o Universo numa Caixa, para os países em desenvolvimento às escolas primárias, para que seus professores possam usá-las. A campanha Kickstarter the Universe será executada a partir de 9 de Maio até 07 de Junho e tem como objetivo levantar a quantidade de 15 mil Euros. A campanha Kickstart the Universe na Holanda é uma das primeiras, onde a plataforma da campanha de financiamento foi lançada na semana passada. Para obter mais informações sobre a campanha e para contribuir, por favor visite a página da Campanha do Universe in a Boxhttps://www.kickstarter.com/projects/unawe/universe-in-a-box

 

Universe Awareness (UNAWE) usa astronomia para instruir e inspirar crianças, particularmente àquelas de desfavorecidos planos de fundo. Produz materiais de ensino de astronomia, dá treinamentos a professores, organiza atividades de crianças e promove uma grande rede global. Nos últimos três anos, o UNAWE atingiu mais de 200.000 crianças e 5.000 professores em 57 países. Fundada em 2006 pelo professor da Universidade de Leiden George Miley, o UNAWE acabou por tornar-se um projeto de sucesso ratificado pelas Nações Unidas no Ano Internacional da Astronomia 2009 IAU/UNESCO (IYA2009). Em 2011 a União Europeia atribuíu um subsídio de 1,9 milhões de euros para financiar um projeto de 03 anos chamado Europe Universe Awareness (EU-UNAWE), que se baseia o trabalho de Conscientização do Universo (UNAWE). Com isto, EU-UNAWE foi implementado em seis países selecionados: Holanda, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido e a África do Sul. O protótipo do Universe in a Box foi desenvolvido no âmbito deste programa. O UNAWE é endossado por três Ganhadores do Prêmio Nobel, da UNESCO e do International Astronomical Union (IAU) e agora é parte integrante da o IAU no plano estratégico 2010-2020, que é chamado de astronomia para os países em desenvolvimento. Este é um projeto ambicioso que pretende usar a astronomia para promover Educação e fornecer habilidades e competências em ciência e tecnologia em toda o mundo, particularmente nos países em desenvolvimento.

Notes

Share:

Images

Universe in a Box Contents
Universe in a Box Contents